— Você sabia?

Estima-se que no Brasil, cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartados por ano. 85% desse material não é reaproveitado indo parar em aterros sanitários e dependendo da composição das fibras do tecido, esse material leva centenas de anos se decompondo.

O Re-Roupa é uma metodologia que propõe a criação de roupas novas a partir de matérias primas que eram consideradas resíduo: fins de rolo de tecido, retalhos, roupas com pequenos defeitos, propondo ir na contra-mão do processo acelerado que dita as tendências da moda cuja lógica são produções efêmeras. Nós acreditamos que é possível estender o ciclo de vida dessas roupas já existentes usando processos criativos inovadores como ferramenta.

Esta metodologia é aplicada na confecção de nossas peças a venda e em todos os projetos e parcerias das quais participamos. Além da preocupação clara com o reaproveitamento, faz parte do conceito do projeto Re-Roupa valorizar a mão de obra local e capacitar costureiras para esse processo criativo chamado Upcycling*. As peças são produzidas em nosso ateliê em São Paulo, em oficinas assessoradas pelo Instituto Alinha, em parceria com costureiras empreendedoras de comunidades do Rio de Janeiro e em São Paulo. Nossos parceiros de produção trabalham de forma independente ou em cooperativas, as relações são criadas de forma próxima e justa com toda a cadeia envolvida na produção. Garantindo assim que todas as peças sejam cortadas e costuradas, carinhosamente uma à uma, por pessoas que são valorizadas e totalmente incluídas no processo de fabricação de cada peça Re-Roupada. 

O Re-Roupa desenvolve oficinas e cursos para promover a experiência deste processo em ações itinerantes pelo Brasil. Confira a agenda e participe.

 
IMG_0192.JPG
IMG_0081.JPG
IMG_0548.JPG
20161005_162606.jpg