— Gabriela Mazepa

gabi.jpg

Criadora do Re-Roupa, Gabriela é a estilista e diretora criativa do projeto, onde busca promover a transformação através das roupas em um processo criativo que foge do tradicional e se conecta com o momento que vivemos. A criatividade deste processo é despertada pelo que já existe. Pelo que não serve mais ao rápido ciclo da moda, pelo que é considerado excesso.

Curiosa e inquieta, Gabriela decidiu trocar a faculdade de Arquitetura por uma Escola de Artes quando foi fazer um intercâmbio na França em 2006, época em que falar e fazer moda com um viés sustentável já era uma realidade naquele país. A estadia na França foi crucial para que ela pudesse mergulhar no conceito que aplica até hoje na confecção de suas peças.

"Comecei de uma maneira muito intuitiva, tinha total liberdade de criar na Escola de Arte, desde que minha matéria prima fosse o tecido. E de cara já foi tecido e roupa reutilizado porque eu queria contar a história das pessoas, e conversando com elas percebia que todo mundo tinha no guarda-roupa uma peça em desuso. Sempre vi a roupa como essa segunda pele que comunica coisas sobre nós antes mesmo de a gente falar, se apresentar a alguém. Queria fazer algo ligado a isso, essas funções sociais, culturais e políticas que a roupa exerce e que tantas vezes são esquecidas no calendário atropelado da Moda. Fui percebendo que havia um universo inteiro a ser explorado usando o que já existia, que o excesso era uma matéria prima abundante nesse mundo consumista em que a gente vive".

Ainda no velho mundo, Gabriela foi a vencedora do British Council Fashion Awards representando o Brasil na Inglaterra em 2009 e fez uma parceria com uma das maiores facções do Sri Lanka, transformando peças com pequenos defeitos e coleções passadas em roupas e acessórios novos. Hoje em dia, além de desenvolver suas coleções e projetos sociais, faz parte do movimento Roupa Livre, é embaixadora do Fashion Revolution no Brasil e é coordenadora da Escola da MALHA.

Gabriela também trabalha como freelancer em diversos projetos de cunho social que de uma forma ou outra se relacionam com o que o Re-Roupa propõe. Estão nessa lista de atividades - entre outras - suas experiências no projeto AME Costura para o Instituto ISES, na cidade de Cantagalo, região serrana do Rio (2016), a criação de peças em parceria com costureiras do Morro Dona Marta para a Ong Pipa Social (2014), a criação de uma coleção com a OSAMI (Cidade de Deus) para a Ong francesa ModaFusion (2012).

 

— Equipe Re-Roupa

O projeto Re-Roupa conta com diversos parceiros e profissionais para realizar suas ações. Conheça alguns destes colaboradores:

Mari Pelli - Projetos
Patricia Sant'ana - Assistente criação
Costureiras da Co-Fábrica da MALHA - Costura e finalização das peças
Derek Mangabeira - Fotos
Henrique Martins [Lacuna Design] - Identidade Visual
Daniel Larusso [Hell Yeah] - Desenvolvimento do site